Brasil e eleição na Venezuela

Confira como as eleições venezuelanas têm influência no Brasil:

1.  Os Estados Unidos estão apoiando o candidato Henrique Capriles, de olho no controle das reservas de petróleo.  E isso o animará a tomar iniciativas da mesma natureza para controlar outras fontes de energia mais próximas no Brasil e na América Latina.

2. A vitória da direita venezuelana alteraria a correlação de forças no continente pró-Estados Unidos. Isso seria o “enterro” de outras iniciativas e organismos independentes dos Estados Unidos, como a Celac (Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos) e o Mercosul.

3. Uma vitória da direita venezuelana deixaria todos os demais governos progressistas do continente na defensiva politica, preocupados com a ingerência política dos Estados Unidos.

4. No caso brasileiro essa vitória animaria o tucanato a retomar a ofensiva com discurso, que se encerrou o ciclo de governos de esquerda, e que portanto, no Brasil também seria necessária a alternância.

5. A vitória da direita afetaria o comércio bilateral entre o Brasil-Venezuela, diminuindo o intercâmbio, os negócios de empresas brasileiras por lá e, certamente o nível de emprego de algumas áreas.

6. A vitória da direita afetaria o intercâmbio político e cultural que há entre governos, Estados e o povo do Brasil e Venezuela, pois o novo governo priorizaria apenas as relações com os Estados Unidos, sua referência principal.

7. Haveria um retrocesso em inciativas comuns de investimentos econômicos, como a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Banco del Sur.

8. Haveria também um retrocesso em diversas propostas comuns para democratizar os meios de comunicação e, certamente, a direita fecharia a Telesur, Radiosur, ALBATV e outros intercâmbios midiáticos com diversos países da América Latina.

9. A vitória direitista fortaleceria os ambientes políticos de direita no Brasil, em especial nos meios de comunicação local e nas universidades, com um novo discurso ideológico, de que a esquerda foi derrotada e que o caminho defendido por Hugo Chávez não tem possibilidades e foi rechaçado pelo próprio povo!

10. A vitória da direita significaria uma derrota para os movimentos sociais brasileiros que defendem propostas  anti-imperialistas, tanto pelo fortalecimento da política dos Estados Unidos, como pelo fortalecimento de seus aliados no Brasil, que enfrentariam os movimentos com maior ímpeto.

11. A vitória direitista colocaria as reservas do pré-sal à mercê de uma disputa maior com as empresas transnacionais, em especial estadunidense.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: