Ramonet: “Venezuela é exemplo de democracia para a Europa”

8 out
O jornalista espanhol, editor do Le Monde Diplomatique, também alertou para os riscos que ainda existem na região
07/10/2012 – 19h05 | Marina Terra | Caracas
Do Opera Mundi – http://operamundi.uol.com.br

A poucas horas do resultado das eleições venezuelanas, o jornalista espanhol Ignacio Ramonet avaliou que o processo eleitoral do país serve como um “exemplo” para uma Europa em crise, “que está sendo profundamente penalizada pelo fracasso do neoliberalismo”. Além disso, destacou que a região ainda deve ficar em alerta para “novos tipos de golpismo” que aconteceram recentemente.

Wikicommons

“Representantes da esquerda europeia estão olhando para baixo, para a América Latina, nomes como Jean-Luc Mélenchon, porque aqui está sendo construído o estado de bem-estar, enquanto lá o estão destruindo”, disse. Para o intelectual, editor do jornal Le Monde Diplomatique, que veio acompanhar o pleito em Caracas, “as eleições na Venezuela mostram que, sim, é possível governar de outra forma”.

Leia especial do Opera Mundi sobre a Era Chávez

Ramonet também comentou que a quantidade de eleições já realizadas na Venezuela desde a primeira gestão de Chávez, em 1998, demonstram que o jogo democrático venezuelano é “limpo e aberto”, o que acaba reforçando “as estruturas políticas e democráticas” não só do país, mas de toda a América Latina. “Essas eleições são a demonstração de que a Venezuela quer reforçar sua democracia, que quer que todos disputem no mesmo patamar”.

Acompanhado de outros observadores internacionais, como a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, o ator norte-americano Danny Glover e a Prêmio Nobel da Paz guatemalteca Rigoberta Menchú, Ramonet também fez um alerta sobre os recentes golpes em países latino-americanos, citando os casos de Honduras (2009) e Paraguai (2012).

“A América Latina precisa estar em alerta para as novas formas de golpe que vêm se desenvolvendo. Golpes que não são executados por militares ou armas, mas com um verniz constitucional, como o que foi levado a cabo contra Lugo”, sublinhou.

Leia mais

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: